Como sei se minha CNH foi cassada?

Como sei se minha CNH foi cassada? Serei avisado se tiver minha CNH cassada? Como sou notificado da cassação da CNH? São as três duvidas mais comuns que qualquer motorista possui. Principalmente nos casos onde se viaja bastante. Com o alto nível de fiscalização e barreiras eletrônicas, esta ficando cada vez mais raro um condutor vencer o ano sem ter sua Carteira Nacional de Habilitação carimbadas pelos pardais. Fora isso, é preciso ainda lhe dar com o controle dos Pontos na CNH. Eles são cruciantes pra mantê-la no seu bolso. Nesse caso o prejuízo financeiro é a menor das perdas.

Perder o direito de dirigir é deprimente. Pior ainda é quando não existem reparos pra casos onde o condutor perde o direito de conduzir por pelo menos dois anos. Pra ter novamente uma CNH, o condutor precisa refazer o processo de reabilitação. Tudo tem que ser feito de novo. Só então que depois de feitos todos os exames, provas, e mais processos que o motorista é autorizado a voltar a dirigir.

Como sei se minha CNH foi cassada?
Como sei se minha CNH foi cassada?

Alguns casos são determinantes nesse fim. Inclusive nem precisa contabilizar os 20 Pontos limites na CNH. Caso o condutor seja pego: Dirigir cumprindo a suspensão; reincidente, no prazo de 12 meses, nas infrações de dirigir com CNH ou PPD em categoria diferente do veículo; Dirigir sem a PPD; Dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias; Dirigir sem utilizar lentes corretivas e aparelhos de audição ou adaptados, conforme intervenção médica; Dirigir alcoolizado ou sob efeito de drogas; Disputar racha; Promover, participar de competições, eventos, exibições e demonstrações de manobras de veículos sem autorização prévia; Realizar manobras perigosas, arrancadas, derrapagem ou frenagem com o veículo. Nesses casos ele perde por dois anos o direito de conduzir.

Como sei se minha CNH foi cassada?

É muito simples e totalmente fácil. Você não tem que fazer nada. Simplesmente o condutor recebe, por meio do correio, a notificação de instauração do processo de cassação de CNH. A questão é que depois de notificado, você deve comparecer junto ao Detran para devolver sua CNH. No caso de defender-se, você tem até 30 dias para apresentar a sua defesa por escrito. Mesmo assim, o documento deve ser apresentado no Detran de seu Estado no fim de começar a cumprir o prazo de suspensão.

Os documentos necessários são:
  1. CNH (original e cópia simples)
  2. CPF (original e cópia simples),
  3. Documento de identificação pessoal (original e cópia simples)
  4. Comprovante de endereço (original e cópia simples) emitido em até três meses imediatamente anteriores.

Tudo isso deve ser levado ao Detran com os dados de nome, RG, CPF, endereço, telefone, nº da CNH, explicação dos fatos, fundamentação do pedido, documentação de comprovação do recurso, data e assinatura do infrator. Se de fato for constatada a suspensão de sua Carteira Nacional de Habilitação, você deve devolve-la. Não fazê-lo é crime! Veja mais sobre legislação no sitio online do DENATRAN www.denatran.gov.br.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *